Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Danças a Dois
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O Especialista em Danças a dois é o profissional que planeja ações relacionadas à cultura da dança de salão, tais como: aulas, bailes, eventos, entre outras ações. Organiza propostas de ensino e treino das corporalidades e de técnicas de danças a dois, considerando seus respectivos contextos culturais.
Perfil empreendedor
O perfil intermediário é caracterizado por demonstrar atribuições empreendedoras, tanto voltadas para o intraempreendedorismo, quanto para o empreendedorismo externo. É um perfil capaz de tomar decisões táticas, gerenciar processos e projetos, organizar equipes, estabelecer redes de contatos e implantar inovações na melhoria de processos ou em novas formas de resolver problemas e desenvolver produtos. Possui capacidade para desenvolver trabalho autônomo, gerindo equipes pequenas.
Mercado de Trabalho
- Empresas de eventos e recreação: recreação, navios, clubes, ONGs, festas, shows e bailes, oficinas e workshops.
- Escolas de dança de salão.
- Equipamentos culturais públicos e privados.
Ao concluir a Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em DANÇAS A DOIS, o aluno deverá
ter construído as seguintes competências profissionais:
- Analisar as relações interpessoais na dança durante um baile.
- Executar movimentos praticados nas danças de salão esportivas.
- Analisar vertentes coreográficas na dança de salão e nas danças de competição.
- Compor células coreográficas para espetáculos e competições de danças a dois.
- Criar e improvisar sequências de movimentos, considerando o contexto da dança social.
- Colaborar com as boas atuações relacionais e interferências emocionais nas aulas de dança de salão.
- Analisar princípios culturais das danças de salão esportivas, considerando seus estilos e modalidades.
- Documentar informações em instrumentos avaliativos tais como súmulas, pareceres técnicos e relatórios.
- Apresentar coreografias de danças a dois, considerando adaptações e fusões, técnica e esteticamente pertinentes.
- Aplicar estratégias didáticas nas aulas e treinos de dança, tecnicamente eficientes e anatomicamente responsáveis.
- Conceber projetos de eventos, bailes e espetáculos, nas vertentes social ou esportiva, relacionados às danças de salão.
- Pesquisar informações históricas que contextualizem a evolução da linguagem e do mercado da dança de salão na América.
- Estimular ambientes éticos e de sociabilização nos eventos de dança de salão, considerando a organização de bailes ou aulas.
- Analisar processos de ensino e de aprendizagem, tradicionais e emergentes, em cursos, formações ou workshops de danças de salão.
- Apresentar coreografias em eventos de danças a dois, considerando a capacidade de lidar com a adrenalina das apresentações ao vivo.
- Analisar a viabilidade conceitual e financeira de aulas, cursos e projetos em dança de salão, na esfera social ou esportiva considerando o perfil de público.
- Executar sequências coreográficas, considerando, tanto as especificidades técnicas das danças de salão esportivas, quanto os papéis de condutor e conduzido.
- Organizar visitas técnicas a espaços e equipamentos culturais que fomentem a convivência e a formação de comunidades produtoras e apreciadoras de danças de salão.
- Executar sequências de movimentos de danças de salão nos papéis de condutor ou conduzido, considerando os choques e inovações existentes entre as perspectivas tradicionais e contemporâneas de danças a dois na América.
- Pesquisar informações históricas que contextualizem a evolução da linguagem e do mercado da dança de salão no Brasil. Analisar peculiaridades dos processos avaliativos no ensino da dança e no julgamento em eventos competitivos (avaliações de processo, de produto, e
- quesitos de arbitragem).
- Analisar as intersecções e diferenças entre as práticas de danças a dois, tais como “dança de salão social”, ballroom dance (standard/latin)”, “danças de salão de alto rendimento (esportiva)”.
- Adaptar processos de ensino ou de treino das técnicas de dança de salão com base nos objetivos pretendidos, respectivamente, pelo aluno ou competidor ou sugeridos pelo
- docente ou treinador.
- Analisar as relações entre o contexto sociocultural e as técnicas tradicionais de dança de salão mais praticadas em escolas e academias brasileiras, considerando variações regionais dos modos de dançar no Brasil.
- Analisar as relações entre o contexto sociocultural e as técnicas tradicionais de dança de salão mais praticadas em escolas e academias brasileiras, considerando variações regionais dos modos de dançar na América.
- Executar sequências de movimentos de danças de salão nos papéis de condutor ou conduzido, considerando os choques e inovações existentes entre as perspectivas tradicionais e contemporâneas de danças a dois no Brasil.
Atribuições e responsabilidades
- Organizar eventos dançantes.
- Descrever quesitos avaliativos.
- Elaborar estratégias de divulgação.
- Mensurar o desempenho dos alunos e professores.
- Adaptar o conteúdo em função dos perfis dos alunos.
- Diferenciar as características técnicas de cada dança.
- Mapear escolas, academias e equipamentos culturais.
- Identificar expectativas inerentes às situações de dança.
- Redigir projetos de acordo com as normas pré-definidas.
- Elaborar planos de aula para curso, formação ou workshop.
- Realizar rotinas de ensaio individual, em upla ou em grupo.
- Comunicar elementos inerentes à cultura da dança de salão.
- Redigir documentação de avaliação de aulas e competições.
- Desenvolver estratégias para mensurar a reação do público.
- Alinhar objetivos entre docente e aluno ou treinador e competidor.
- Reproduzir sequências de movimentos, individualmente ou em par.
- Identificar referências históricas do mercado da dança de salão no Brasil.
- Elaborar dinâmicas colaborativas para percepção corporal, de si e do par.
- Elaborar propostas alternativas relacionadas às práticas de danças a dois.
- Identificar o papel que as danças a dois ocupam na vida de seus praticantes.
- Mapear tendências do mercado da dança de salão com base em estudos de caso.
- Identificar sobre o papel que as danças a dois ocupam na vida de seus praticantes.
Atribuições e empreendedoras
- Identificar problemas e necessidades que gerem demandas.
- Construir equipes e redes de contatos.
Competências pessoais/socioemocionais.
- Demonstrar autonomia intelectual.
- Evidenciar empatia em processos de comunicação.
- Revelar capacidade para escutar atentamente seu interlocutor.
- Demonstrar tendência a ajustar situações e estabelecer acordos.
- Demonstrar capacidade de usar perspectivas e raciocínios criativos.
- Evidenciar iniciativa e flexibilidade para adaptar-se a novas dinâmicas.
- Avaliar os impactos emocionais e sociais de nossas práticas e condutas.
- Revelar capacidade e interesse na construção de relacionamentos profissionais.
- Demonstrar autoconfiança na execução de procedimentos que envolvam duração.
- Responder com empatia a emoções e necessidades manifestadas por outras pessoas.
Área de Atividades
- Realizar apresentação pública de dança
- Supervisionar equipe de bailarinos.
- Interpretar narrativas por meio da dança.
- Aquecer-se por meio de exercícios específicos.
- Supervisionar equipe de maquiagem e caracterização.
- Concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas.
- Conceber projeto cênico em dança
- Selecionar equipe artística.
- Desenvolver ideias ou temas.
- Selecionar e registrar gestos, passos e sequências.
- Experimentar movimentos, sequências de movimento.
- Levantar elementos sobre o tema tendo em vista vários meios (literatura, documentação, entre outros).
- Considerar o espaço e o público na concepção cênica.
- Configurar os roteiros e/ou estruturas Coreográficas em movimentos.
- Configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, entre outros).
- Definir realização do projeto em conjunto com a produção executiva e a direção artística.
- Ensaiar a coreografia
- Participar de ensaios gerais.
- Fixar sequência de movimentos.
- Interagir com parceiros de dança.
- Experimentar ações, passos, gestos e movimentos.
- Transmitir a proposta coreográfica a diferentes elencos.
- Memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos.
- Preparar o corpo para a dança
- Fazer aulas de diferentes técnicas corporais.
- Adotar medidas profiláticas de preservação física.
- Avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos.
- Ampliar a capacidade corporal, experimentando várias formas da linguagem da dança
- Ensinar dança
- Ensinar as técnicas corporais.
- Realizar oficinas de dança.
- Ensinar dança para amadores.
- Realizar seminários e palestras em dança.
- Organizar eventos
- Realizar pesquisas.
- Elaborar cronograma.
- Definir programação visual.
- Buscar patrocínios e apoios.
- Realizar prestação de contas.
- Propor local e data do evento.
- Preparar cerimonial e/ou roteiro.
- Captar cadastro de público-alvo.
- Elaborar e controlar o orçamento.
- Analisar características do evento.
- Definir local, data e horário do evento.
- Preparar os documentos para a formalização de contratos.
- Selecionar os prestadores de serviços de apoio a eventos.
- Selecionar as empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos.
- Levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros.
- Organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes.
- Contratar fornecedores de serviços
- Contratar serviços de apoio de eventos.
- Verificar a qualidade do serviço prestado.
- Contratar os fornecedores de serviços receptivos.
- Comunicar-se
- Elaborar relatórios.
- Redigir documentos.
- Divulgar produtos e serviços.
- Elaborar material promocional.
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mc_dancas_a_dois_2025.1Baixar matriz curricular do curso.
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