Especialização em Danças a dois

Ressignificando Sonhos

Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Danças a Dois

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O Especialista em Danças a dois é o profissional que planeja ações relacionadas à cultura da dança de salão, tais como: aulas, bailes, eventos, entre outras ações. Organiza propostas de ensino e treino das corporalidades e de técnicas de danças a dois, considerando seus respectivos contextos culturais.

Perfil empreendedor
O perfil intermediário é caracterizado por demonstrar atribuições empreendedoras, tanto voltadas para o intraempreendedorismo, quanto para o empreendedorismo externo. É um perfil capaz de tomar decisões táticas, gerenciar processos e projetos, organizar equipes, estabelecer redes de contatos e implantar inovações na melhoria de processos ou em novas formas de resolver problemas e desenvolver produtos. Possui capacidade para desenvolver trabalho autônomo, gerindo equipes pequenas.

Um casal de rapazes a dançar

Mercado de Trabalho

  • Empresas de eventos e recreação: recreação, navios, clubes, ONGs, festas, shows e bailes, oficinas e workshops.
  • Escolas de dança de salão.
  • Equipamentos culturais públicos e privados.

Ao concluir a Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em DANÇAS A DOIS, o aluno deverá
ter construído as seguintes competências profissionais:

  • Analisar as relações interpessoais na dança durante um baile.
  • Executar movimentos praticados nas danças de salão esportivas.
  • Analisar vertentes coreográficas na dança de salão e nas danças de competição.
  • Compor células coreográficas para espetáculos e competições de danças a dois.
  • Criar e improvisar sequências de movimentos, considerando o contexto da dança social.
  • Colaborar com as boas atuações relacionais e interferências emocionais nas aulas de dança de salão.
  • Analisar princípios culturais das danças de salão esportivas, considerando seus estilos e modalidades.
  • Documentar informações em instrumentos avaliativos tais como súmulas, pareceres técnicos e relatórios.
  • Apresentar coreografias de danças a dois, considerando adaptações e fusões, técnica e esteticamente pertinentes.
  • Aplicar estratégias didáticas nas aulas e treinos de dança, tecnicamente eficientes e anatomicamente responsáveis.
  • Conceber projetos de eventos, bailes e espetáculos, nas vertentes social ou esportiva, relacionados às danças de salão.
  • Pesquisar informações históricas que contextualizem a evolução da linguagem e do mercado da dança de salão na América.
  • Estimular ambientes éticos e de sociabilização nos eventos de dança de salão, considerando a organização de bailes ou aulas.
  • Analisar processos de ensino e de aprendizagem, tradicionais e emergentes, em cursos, formações ou workshops de danças de salão.
  • Apresentar coreografias em eventos de danças a dois, considerando a capacidade de lidar com a adrenalina das apresentações ao vivo.
  • Analisar a viabilidade conceitual e financeira de aulas, cursos e projetos em dança de salão, na esfera social ou esportiva considerando o perfil de público.
  • Executar sequências coreográficas, considerando, tanto as especificidades técnicas das danças de salão esportivas, quanto os papéis de condutor e conduzido.
  • Organizar visitas técnicas a espaços e equipamentos culturais que fomentem a convivência e a formação de comunidades produtoras e apreciadoras de danças de salão.
  • Executar sequências de movimentos de danças de salão nos papéis de condutor ou conduzido, considerando os choques e inovações existentes entre as perspectivas tradicionais e contemporâneas de danças a dois na América.
  • Pesquisar informações históricas que contextualizem a evolução da linguagem e do mercado da dança de salão no Brasil.  Analisar peculiaridades dos processos avaliativos no ensino da dança e no julgamento em eventos competitivos (avaliações de processo, de produto, e
  • quesitos de arbitragem).
  • Analisar as intersecções e diferenças entre as práticas de danças a dois, tais como “dança de salão social”, ballroom dance (standard/latin)”, “danças de salão de alto rendimento (esportiva)”.
  • Adaptar processos de ensino ou de treino das técnicas de dança de salão com base nos objetivos pretendidos, respectivamente, pelo aluno ou competidor ou sugeridos pelo
  • docente ou treinador.
  • Analisar as relações entre o contexto sociocultural e as técnicas tradicionais de dança de salão mais praticadas em escolas e academias brasileiras, considerando variações regionais dos modos de dançar no Brasil.
  • Analisar as relações entre o contexto sociocultural e as técnicas tradicionais de dança de salão mais praticadas em escolas e academias brasileiras, considerando variações regionais dos modos de dançar na América.
  • Executar sequências de movimentos de danças de salão nos papéis de condutor ou conduzido, considerando os choques e inovações existentes entre as perspectivas tradicionais e contemporâneas de danças a dois no Brasil.

Alguns casas dançando

Atribuições e responsabilidades

  • Organizar eventos dançantes.
  • Descrever quesitos avaliativos.
  • Elaborar estratégias de divulgação.
  • Mensurar o desempenho dos alunos e professores.
  • Adaptar o conteúdo em função dos perfis dos alunos.
  • Diferenciar as características técnicas de cada dança.
  • Mapear escolas, academias e equipamentos culturais.
  • Identificar expectativas inerentes às situações de dança.
  • Redigir projetos de acordo com as normas pré-definidas.
  • Elaborar planos de aula para curso, formação ou workshop.
  • Realizar rotinas de ensaio individual, em upla ou em grupo.
  • Comunicar elementos inerentes à cultura da dança de salão.
  • Redigir documentação de avaliação de aulas e competições.
  • Desenvolver estratégias para mensurar a reação do público.
  • Alinhar objetivos entre docente e aluno ou treinador e competidor.
  • Reproduzir sequências de movimentos, individualmente ou em par.
  • Identificar referências históricas do mercado da dança de salão no Brasil.
  • Elaborar dinâmicas colaborativas para percepção corporal, de si e do par.
  • Elaborar propostas alternativas relacionadas às práticas de danças a dois.
  • Identificar o papel que as danças a dois ocupam na vida de seus praticantes.
  • Mapear tendências do mercado da dança de salão com base em estudos de caso.
  • Identificar sobre o papel que as danças a dois ocupam na vida de seus praticantes.

Grupo de pessoas a dançar

Atribuições e empreendedoras

  • Identificar problemas e necessidades que gerem demandas.
  • Construir equipes e redes de contatos.

Competências pessoais/socioemocionais.

  • Demonstrar autonomia intelectual.
  • Evidenciar empatia em processos de comunicação.
  • Revelar capacidade para escutar atentamente seu interlocutor.
  • Demonstrar tendência a ajustar situações e estabelecer acordos.
  • Demonstrar capacidade de usar perspectivas e raciocínios criativos.
  • Evidenciar iniciativa e flexibilidade para adaptar-se a novas dinâmicas.
  • Avaliar os impactos emocionais e sociais de nossas práticas e condutas.
  • Revelar capacidade e interesse na construção de relacionamentos profissionais.
  • Demonstrar autoconfiança na execução de procedimentos que envolvam duração.
  • Responder com empatia a emoções e necessidades manifestadas por outras pessoas.

Dois casais a dançar em um palco

Área de Atividades

  1. Realizar apresentação pública de dança
    • Supervisionar equipe de bailarinos.
    • Interpretar narrativas por meio da dança.
    • Aquecer-se por meio de exercícios específicos.
    • Supervisionar equipe de maquiagem e caracterização.
    • Concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas.
  1. Conceber projeto cênico em dança
      • Selecionar equipe artística.
      • Desenvolver ideias ou temas.
      • Selecionar e registrar gestos, passos e sequências.
      • Experimentar movimentos, sequências de movimento.
      • Levantar elementos sobre o tema tendo em vista vários meios (literatura, documentação, entre outros).
      • Considerar o espaço e o público na concepção cênica.
      • Configurar os roteiros e/ou estruturas Coreográficas em movimentos.
      • Configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, entre outros).
      • Definir realização do projeto em conjunto com a produção executiva e a direção artística.

  1. Ensaiar a coreografia
    • Participar de ensaios gerais.
    • Fixar sequência de movimentos.
    • Interagir com parceiros de dança.
    • Experimentar ações, passos, gestos e movimentos.
    • Transmitir a proposta coreográfica a diferentes elencos.
    • Memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos.
  1. Preparar o corpo para a dança
    • Fazer aulas de diferentes técnicas corporais.
    • Adotar medidas profiláticas de preservação física.
    • Avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos.
    • Ampliar a capacidade corporal, experimentando várias formas da linguagem da dança
  1. Ensinar dança
      • Ensinar as técnicas corporais.
      • Realizar oficinas de dança.
      • Ensinar dança para amadores.
      • Realizar seminários e palestras em dança.

Dança a dois

  1. Organizar eventos
    • Realizar pesquisas.
    • Elaborar cronograma.
    • Definir programação visual.
    • Buscar patrocínios e apoios.
    • Realizar prestação de contas.
    • Propor local e data do evento.
    • Preparar cerimonial e/ou roteiro.
    • Captar cadastro de público-alvo.
    • Elaborar e controlar o orçamento.
    • Analisar características do evento.
    • Definir local, data e horário do evento.
    • Preparar os documentos para a formalização de contratos.
    • Selecionar os prestadores de serviços de apoio a eventos.
    • Selecionar as empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos.
    • Levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros.
    • Organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes.
  1. Contratar fornecedores de serviços
    • Contratar serviços de apoio de eventos.
    • Verificar a qualidade do serviço prestado.
    • Contratar os fornecedores de serviços receptivos.
  1. Comunicar-se
    • Elaborar relatórios.
    • Redigir documentos.
    • Divulgar produtos e serviços.
    • Elaborar material promocional.

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