Vagas Remanescentes 2ºSem 2024

Ressignificando Sonhos

Vagas Remanescentes 2ºSem 2024

20 de maio de 2024 Secretaria 4


Mais uma chance de terminar o curso que você tanto deseja de forma rápida.

VAGAS REMANESCENTES é um outro modo, além do Vestibulinho, de ingressar aos cursos da Etec de Artes.

Havendo um conhecimento preliminar da área, após o processo seletivo, o candidato pode ingressar diretamente no segundo semestre do curso de interesse permitindo, assim, que sua formação se dê em apenas dois semestres.

Veja atentamente os editais abaixo e conheça melhor nossos cursos.

Clique para fazer o download do requerimento de inscrição.

Canto

EDITAL nº 03, de 15/05/2024

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP), atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em CANTO, para o 2º módulo do período da noite (19h às 22h40min) do 2º semestre de 2024.

I — Das Disposições Preliminares

  1. As vagas a que dizem respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec.
  2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será por avaliação de competências desenvolvidas em:
    1. cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras;
    1. estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);
    1. no trabalho;
  3. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório para o itinerário formativo previsto no Plano de Curso da Habilitação Profissional Técnica pretendida.
  4. Cabe à equipe de professores do curso em questão ao processo de vagas remanescentes, sob orientação do Coordenador de Curso e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir dos resultados das avaliações, um plano individual para o(s) candidato(s) aprovado(s) e matriculado(s) indicando, quando necessário, roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações, bem como ao Orientador Educacional cabe, de acordo com suas atribuições descritas na (Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015 ) realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes.

II – Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/ ponto facultativo, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do (s) módulo (s) anteriores o candidato deverá informar se têm conhecimento e/ou vivência e/ou experiência; disponível para download, trazer preenchido.
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG); (obrigatoriamente)
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2.º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado no 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2 (duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional; desde que trabalhe na área do curso;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III — Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – download do formulário de autoavaliação;
  3. Entrevista;
  4. Avaliação prática em laboratório.

1.1.1 A avaliação prática em laboratório, será realizada em 10/06/2024 —para os candidatos inscritos para avaliação será das 18h, na Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP). 

1.1.2 O resultado da prática será divulgado em: 12/06/2024 após às 15h no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br

1.1.3. Será eliminado o candidato que obtiver menção I (Insatisfatório) na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 14/06/2024 para os candidatos inscritos a avaliação será às 18h a Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP).  

 2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

 4.A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 27/06/2024, após às 15h.

IV — Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2024, das 10h às 11h30m ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V — Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1. Os resultados da avaliação de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano   2.  O candidato, classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1 A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI — Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Dança

EDITAL N.º 02, de 15/05/2024

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP), atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em DANÇA, para o 2º módulo dos períodos da tarde (13h30min às 18h) e noite (19h às 22h40min) do 2º semestre de 2024.

I — Das Disposições Preliminares

  1. As vagas a que dizem respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec.
  2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será por avaliação de competências desenvolvidas em:
    1. cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras;
    1. estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);
    1. no trabalho;
  3. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório para o itinerário formativo previsto no Plano de Curso da Habilitação Profissional Técnica pretendida.
  4. Cabe à equipe de professores do curso em questão ao processo de vagas remanescentes, sob orientação do Coordenador de Curso e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir dos resultados das avaliações, um plano individual para o(s) candidato(s) aprovado(s) e matriculado(s) indicando, quando necessário, roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações, bem como ao Orientador Educacional cabe, de acordo com suas atribuições descritas na (Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015) realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes. 

II — Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/ponto facultativo, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.               
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do (s) módulo (s) anteriores o candidato deverá informar se têm conhecimento e/ou vivência e/ou experiência; disponível para download, trazer preenchido.
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG); (obrigatoriamente)
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado no 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2(duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional; desde que trabalhe na área do curso;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III — Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – download do formulário de autoavaliação;
  3. c) Entrevista;
  4. d) Avaliação prática em laboratório.

1.1.1 A avaliação prática em laboratório, será realizada em 11/06/2024 às 18h na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP). É necessário vir com roupa adequada para prática corporal.

1.1.2 O resultado da prática será divulgado: 14/06/2024 após às 15h no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br

1.1.3 Será eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% de aproveitamento na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 18/06/2024 às 18h na Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP).

2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

 4. A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 27/06/2023, após às 15h.

IV — Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2023, das 10h às 11h30min ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V — Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1. Os resultados da avaliação de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano.

2. O candidato, classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1 A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Processos Fotográficos

EDITAL N.º 01, de 15/05/2024

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP), atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em PROCESSOS FOTOGRÁFICOS, para o 2º módulo do período da noite (19h às 22h40min) do 2º semestre de 2024.

I – Das Disposições Preliminares

  1. As vagas a que dizem respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec.
  2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será por avaliação de competências desenvolvidas em:
    1. cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados na própria escola ou em outras;
    1. estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);
    1. no trabalho;
  3. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório para o itinerário formativo previsto no Plano de Curso da Habilitação Profissional Técnica pretendida.
  4. Cabe à equipe de professores do curso em questão ao processo de vagas remanescentes, sob orientação do Coordenador de Curso e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir dos resultados das avaliações, um plano individual para o(s) candidato(s) aprovado(s) e matriculado(s) indicando, quando necessário, roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações, bem como ao Orientador Educacional cabe, de acordo com suas atribuições descritas na (Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015), realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes. 

II – Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/pontos facultativos, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do(s) módulo(s) anteriores o candidato deverá informar se tem conhecimento e/ou vivência e/ou experiência; disponível para download, trazer preenchido.
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG); (obrigatoriamente)
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2 (duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional; desde que trabalhe na área do curso;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III – Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – download do formulário de autoavaliação;
  3. Entrevista;
  4. Avaliação prática em laboratório.

1.1.1. A avaliação prática em laboratório, será realizada em 13/06/2024 às 19h na Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP). 

1.1.2. O resultado da prática será divulgado: 17/06/2024 após às 15h no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br

1.1.3. Será eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% de aproveitamento na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 20/06/2024 às 19h na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP).

2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

4. A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 27/06/2024, após às 15 horas.

IV – Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2024, das 10h às 11h30min ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V – Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1.             Os resultados da avaliação de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano

2.             O candidato classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1. A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Paisagismo

EDITAL N.º 04, de 15/05/2024

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP) atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em Paisagismo, para o 2º módulo do período manhã (8h às 12h30) do 2º semestre de 2024.

I — Das Disposições Preliminares

  1. As vagas a que dizem respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec.
  2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será por avaliação de competências desenvolvidas em:
    1. cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras;
    1. estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);
    1. no trabalho;
  3. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório para o itinerário formativo previsto no Plano de Curso da Habilitação Profissional Técnica pretendida.
  4. Cabe à equipe de professores do curso em questão ao processo de vagas remanescentes, sob orientação do Coordenador de Curso e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir dos resultados das avaliações, um plano individual para o(s) candidato(s) aprovado(s) e matriculado(s) indicando, quando necessário, roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações, bem como ao Orientador Educacional cabe, de acordo com suas atribuições descritas na (Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015) realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes.  

II — Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/ponto facultativo, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.               
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do (s) módulo (s) anteriores o candidato deverá informar se têm conhecimento e/ou vivência e/ou experiência; disponível para download, trazer preenchido.
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG); (obrigatoriamente)
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado no 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2(duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional; desde que trabalhe na área do curso;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III – Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – download da autoavaliação para preenchimento;
  3. Entrevista;
  4. Avaliação prática em laboratório.

1.1.1. A avaliação prática em laboratório, será realizada em 11/06/2024 às 11h30min na Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Prédio II — Santana — São Paulo (SP). 

1.1.2. O resultado da prática será divulgado: 17/06/2024 após às 15h no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br

1.1.3. Será eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% de aproveitamento na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 25/06/2024 às 11h30min na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP).

2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

4. A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 27/06/2024, após às 15 horas.

IV – Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2024, das 10h às 11h30min ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V – Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1.             Os resultados da avaliação de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano

2.             O candidato classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1. A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Regência

EDITAL N.º 06, de 15/05/2023

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP) atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em REGÊNCIA, para o 2º módulo do período da noite (19h as 22h40min) do 2º semestre de 2024.

  1. realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes. 

II – Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/pontos facultativos, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do(s) módulo(s) anteriores o candidato deverá informar se têm conhecimento e/ou vivência e/ou experiência;
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG);
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2.º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado no 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2(duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III – Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – baixar autoavaliação;
  3. Entrevista;
  4. Avaliação prática em laboratório.

1.1.1 A avaliação prática em laboratório, será realizada em 12/06/2024 – a avaliação será às 18h na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP). 

1.1.2 O resultado da prática será divulgado: 18/06/2024 após às 15h no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br 1.1.3 Será eliminado o candidato que obtiver menção I (Insatisfatório) na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 26/06/2024 às 18h, na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP).  

2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

 4.A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 05/07/2024, após às 15 horas.

IV – Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2024, das 10h às 11h30min ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V – Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1.             Os resultados da avaliação

 de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano

2.             O candidato classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1. A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

Teatro

EDITAL N.º 05, de 15/05/2024

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES, município de São Paulo (SP), atendendo o disposto no inciso V do Artigo 58 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em TEATRO para o 2º módulo dos períodos da manhã (8h às 12h30min) e tarde (13h30min às 18h) do 2º semestre de 2024.

I – Das Disposições Preliminares

  1. As vagas a que diz respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec.
  2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será por avaliação de competências desenvolvidas em:
    1. cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras;
    1. estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);
    1. no trabalho;
  3. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório para o itinerário formativo previsto no Plano de Curso da Habilitação Profissional Técnica pretendida.
  4. Cabe à equipe de professores do curso em questão ao processo de vagas remanescentes, sob orientação do Coordenador de Curso e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir dos resultados das avaliações, um plano individual para o (s) candidato (s) aprovado (s) e matriculado (s) indicando, quando necessário, roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações, bem como ao Orientador Educacional cabe, de acordo com suas atribuições descritas na ( Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015 ) realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes. 

II – Das Inscrições

  1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 20/05/2024 a 07/06/2024, de segunda a sexta-feira, exceto feriados/pontos facultativos, na Secretaria Acadêmica da Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP), nos seguintes horários: 10h às 11h30min ou das 15h às 16h30min.
  2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
    1. Requerimento próprio fornecido pela Escola, completamente preenchido;
    1. Autoavaliação: roteiro fornecido pela Escola, onde a partir das competências do(s) módulo(s) anteriores o candidato deverá informar se têm conhecimento e/ou vivência e/ou experiência;
    1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG);
    1. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio/2.º Grau ou declaração firmada pela direção da escola de origem de que está matriculado no 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou dos certificados de eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas ou certificado de aprovação em 2(duas) áreas de estudos para candidato que tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    1. Declaração da escola de origem comprovando estudos anteriores realizados em Cursos Técnicos;
    1. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino;
    1. Cópia simples dos documentos a seguir relacionados, exclusivos para comprovação de competências adquiridas no trabalho:
  3. Carteira Profissional e/ou comprovante de exercício profissional;
  4. Declaração de autônomo com número de inscrição no ISSQN;
  5. Cópia de contrato social para proprietários de empresa.
  6. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, por Internet, condicional ou fora do prazo.
  7. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.
  8. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional.

III – Do Processo de Avaliação

  1. O processo será realizado em duas fases:

1.1. A Primeira fase, de caráter eliminatório, será constituída de:

  1. Avaliação dos documentos comprobatórios de experiência profissional apresentada e/ou dos estudos realizados;
  2. Análise da Autoavaliação, preenchida pelo candidato no ato da inscrição – baixar autoavaliação;
  3. c) Entrevista;
  4. d) Avaliação prática em laboratório.

1.1.1 A avaliação prática em laboratório, será realizada em 13/06/2024 às 9h para Teatro – Manhã e 14/06/2024 às 13h30min para Teatro – Tarde, na Etec de Artes – situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP). Apresentação de uma cena de um a cinco minutos. Usando como base de criação temas do cotidiano.

1.1.2 O resultado da prática será divulgado: 17/06/2024 após às 15h00 no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br

1.1.3 Será eliminado o candidato que obtiver menção I (Insatisfatório) na avaliação prática.

1.2. Segunda fase, de caráter classificatório, será constituída de:

a) Avaliação de competências, por meio de prova teórica objetiva que será realizada em 20/06/2024 às 9h para Teatro – Manhã e 20/06/2024 às 13h30min para Teatro – Tarde, na Etec de Artes — situada a Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II – Santana – São Paulo (SP).  

2. Levando-se em consideração o aproveitamento da 1ª e 2ª fase do processo, os candidatos serão classificados na escala de quatro menções:

a) MB: Muito Bom;

  • B: Bom; 
  • R: Regular;
  • I: Insatisfatório.

Parágrafo único: Será considerado classificado no processo o candidato que tenha obtido aproveitamento satisfatório para promoção ou equivalente às menções MB, B ou R.

  • A classificação dos candidatos será por ordem de desempenho.

3.1. Ocorrendo empate para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate: a) Menção da prova prática;

  • Menção da prova teórica;
  • Maior idade;
  • Ordem de inscrição;

Persistindo deve ocorrer um sorteio.

 4.A classificação final será divulgada no quadro de avisos localizado no saguão da Etec de Artes e também no site da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br em 05/07/2024, após as 15h.

IV – Da Convocação para a Matrícula

  1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção especial será resultado do número de alunos da Etec retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.
  2. Após a divulgação dos resultados finais, os candidatos serão convocados por ordem de classificação, de acordo com vagas disponíveis e poderão solicitar a sua matrícula no módulo para o qual tiver sido classificado e dentro do calendário previsto.
  3. O candidato convocado para matrícula deverá efetivá-la no período previsto para tal e o não comparecimento no prazo implicará perda da vaga.
  4. A matrícula será efetuada nos dias 22 e 23/07/2024, das 10h às 11h30min ou das 14h às 16h.
  • Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados para matrícula. 
  • Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no saguão da Etec de Artes e também no site oficial da Etec de Artes www.etecdeartes.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

8. Não haverá, em nenhuma hipótese, revisão de provas.

V – Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

1.             Os resultados da avaliação

 de competências terão validade até o início do próximo semestre, contado a partir da divulgação do resultado final. Exemplo: Se o processo teve início em novembro de um ano, os candidatos são chamados em janeiro do próximo ano e processo se encerra em julho deste mesmo ano

2.             O candidato classificado que não obteve vaga, poderá ser classificado no próximo processo especial de seleção realizado pela Etec, no prazo de validade da avaliação, com os mesmos pontos obtidos.

2.1. A convocação será feita por e-mail ou telefone.

VI – Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.

 

4 comentários

  1. Léia de Sousa Rios disse:

    Boa noite! Tudo bem?
    Tenho interesse nas vagas remanescentes de teatro para o 2° semestre/24.
    Eu fiz, em 2017, o curso de Iniciação Teatral- Módulo Múltiplas Linguagens – 220h, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Osasco/ Sesi-Sp.
    Com este curso eu conseguiria fazer realizar o curso? Ele entraria como comprovação de habilidades/ conhecimentos teatrais?

    Att.: Léia S. Rios

  2. Maiara Enes disse:

    Não consegui acesso ao modelo de autoavaliação para o curso de paisagismo! Onde posso encontrar?
    Obrigada

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